Live streaming sem mortos nem feridos.

Para fazer uma live streaming educacional ou musical em Salvador, ou em qualquer outra cidade do Brasil você pode contratar uma produtora ou pode fazer você mesmo, pelo celular.

As vantagens da transmissão profissional:

1 -  Contar com mais de uma câmera transmitindo ao vivo ao mesmo tempo, com um operador alternando entre elas. Isso serve principalmente para que a audiência seja mantida sempre o mais atenta o possível. Há outras possibilidades que surgem com esse recurso, mas essa é a principal.

2 – Deixar a voz das pessoas mais compreensível através da escolha certa do microfone mais adequado à acústica. A modulação de volume também melhora a qualidade do áudio, a boa compreensão das informações e o poder de atração do conteúdo.

3 – O uso de boas câmeras e, principalmente, da lente certa, é o que fará a imagem ficar mais bonita e, se necessário, deslumbrante. A construção de uma luz cinematográfica também acrescentará bastante à beleza plástica das imagens.

4 – As diversas vantagens e recursos disponíveis durante a transmissão, como: inserção de legendas animadas para a identificações das pessoas, marcas, informações gráficas, animações, vídeos extras, vídeo dentro de vídeo e muitas outras possibilidades.

 

Agora, seja você um professor, uma banda, especialista ou empresa de treinamento, se quiser fazer você mesmo a sua live, faça pelo celular. Não tente fazer de algum outro modo porque a possibilidade de erro é muito grande. São muitos os erros possíveis de acontecer e falha em transmissão ao vivo é um desgaste bem desagradável.

Se for fazer a  transmissão você mesmo, eis aqui as vantagens:

 

Vantagens de se fazer a live pelo celular:

1 -       Lives pelo celular dispensam o uso equipamentos e softwares, o que simplifica enormemente o processo de transmissão.

2 -       Lives pelo celular não custam nada.

 

Agora se você quiser uma live profissional; seja pelo Youtube, Instagram ou por mais de uma plataforma ao mesmo tempo, não hesite em contratar uma empresa para fazer pra você. Mas saiba que apenas uma pequena parcela das produtoras de vídeo faz lives multicâmeras. Isso porque são necessários softwares, equipamentos e capacitações próprias para transmissões ao vivo.

Importante A – Apesar de Lives pelo celular poderem ser feitas sem custo, contrate alguém para fazer pra você, se puder. Isso porque um profissional não usará o microfone do celular, que é muito ruim. Ele usará um microfone especial para celular ou “puxará” o áudio de uma mesa de som, caso haja. Utilizar uma mesa de som é fundamental no caso de uma banda para que cada instrumento possa ser modulado adequadamente. A música precisa ser bem captada, do contrário o resultado certamente desagradará.

 

Entre as produtoras que fazem transmissões multicâmeras você encontrará 3 tipos de transmissões disponíveis:

 

1 – Produtoras que farão a live usando apenas uma câmera. Uma câmera profissional ou semi-profissional certamente é melhor do que um celular porque permite escolher a lente certa e obter o enquadramento mais adequado. Mas não te permitirá ‘cortes’ de imagem para outros ângulos. A vantagem desse tipo de live é ter som e imagem melhores do que usando celular, e com um custo bem reduzido. Alguns poderão também inserir marcas de patrocinadores na tela ao vivo.

 

2 – Produtoras que farão com um volumoso aparato de equipamentos. Elas levarão um aparelho parecido com uma mesa de som, mas feita para vídeo. É chamada mesa de corte, ou switcher. Esse switcher precisará de monitores e outros acessórios. A live ficará idêntica à de uma transmissão de TV. As câmeras estarão sempre mostrando o que o operador da mesa achar mais interessante. As câmeras poderão se mover ou podem estar fixas no tripé, o que diminui a equipe e facilita a vida em tempos de pandemia. Há vários tipos de switchers mas os mais simples acabam complicando mais do que simplificando. Todos eles precisarão de acessórios, então esse tipo de transmissão não custa barato. Normalmente ficando a partir de R$5.000,00 (cinco mil reais.)

 

3 – Produtoras que farão a transmissão com duas câmeras ou mais, porém sem usar o switcher e seus acessórios. O que diminui enormemente o custo e o tempo de montagem. O truque é utilizar uma série de softwares e equipamentos especiais ligados às câmeras que permitem a um computador trabalhar como um switcher virtual e com a mesma qualidade. É assim que nós fazemos nossas transmissões  aqui na CONTI. A única desvantagem desse método é que a distância das câmeras entre si tendem a ser menores que as conseguidas com uma mesa de corte física. Em geral pode-se operar numa área de 130m², capacidade perfeita para os trabalhos que faço. Suas vantagens são muitas. A primeira é oferecer as mesmas possibilidades da transmissão via switcher e com a mesma qualidade, mas com um custo muito menor e usando uma equipe muito mais enxuta do que um switcher físico. Esse sistema possibilita movimentos de câmeras, ‘cortes’ entre as câmeras, inserção de marcas de patrocinadores, textos descritivos, janelas de libras e etc. Pode ser feito inclusive por uma única pessoa, se for experiente e tiver o equipamento bem adequado.

 

Importante B - Com exceção da Live via celular, todas as outras precisarão usar cabo de rede para a internet, wi-fi não tem estabilidade confiável. Em relação a banda disponível e a quantidade de pessoas assistindo não há problema. A transmissão pode ser adequada para garantir a estabilidade e evitar quedas no sinal.

Importante C – A sonorização e iluminação de uma live musical são feitas por uma empresa especialista nisso. Nós da CONTI oferecemos esse serviço, mas não espere isso de qualquer produtora.

 do que você precisa? 

contatO
(71) 3043-5757  /  99195-5004
contato@conteudointeligenteweb.com.br

Rua Alceu Amoroso Lima, 314

Ed. Empresarial Antares

Sala 1102 – Caminho das Árvores

Salvador - Bahia